VASQUES - 4º DISTRITO

Localização: 27,8 Km da sede
População: Aproximadamente 3.000 habitantes
Instalado como distrito em 1897

História

O distrito de Vasques é formado por sítios populosos à sua volta, não possuindo agrupamento urbano na sede, ou seja, não existem ruas. Na sede existe escola, casa paroquial, cemitério e posto telefônico. A maior parte da população local está distribuída em comunidades como: Barrocas, Camarinha, Campinhos, Timbaúba, Malícia, Montevidéu, Mulungu, Pau Ferro e Reis (dentre outros).

A festa principal do distrito ocorre no dia 13 de maio, em comemoração a Nossa Sra. de Fátima onde são realizadas novenas que são distribuídas entre os sítios da comunidade. Após a novena são realizados bingos, leilões e rifas, além de shows com artistas locais. Um dos atrativos do Distrito de Vasques é encontrado nas localidades de Montevidéu e Sítio Alazão e é considerado um dos maiores encontros típicos da região.

A Pega da novilha

Esporte do vaqueiro sertanejo, que consiste em pegar uma novilha solta na caatinga, não é permitido o uso de cachorros na captura e o vaqueiro após um determinado tempo se embrenha na mata para conquistar o seu troféu que é a própria novilha. A pega do boi ou pega da novilha é autêntica e legítima, foi criada para resgatar a beleza do trabalho árduo do vaqueiro no seu dia a dia, hoje incorporando também ao evento, homenagens aos vaqueiros falecidos ou mais velhos da comunidade.