02 de Março de 2021

Coordenadorias da Juventude e da Mulher de Sxalgueiro participam de agenda no Recife

Foto CCOM

Na última semana de fevereiro, representações da Coordenadoria da Mulher e Coordenadoria da Juventude estiveram cumprindo agenda com diversos órgãos e autoridades no Recife, na intenção de fortalecer as pautas vivenciadas por esses públicos articulando-se com a esfera estadual.

Na primeira reunião durante a passagem pelo Recife, a Coordenadoria da Juventude de Salgueiro esteve com os representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco). Na ocasião, a coordenadoria recebeu pelas organizações o documento intitulado “A Salgueiro que a gente quer”, que apresenta as perspectivas e expectativas dos estudantes para a cidade. O ponto alto do encontro foi a parceria firmada entre os órgãos para fazer acontecer serviço de prestação continuada da emissão da Carteira Nacional de Estudantes pela Coordenadoria da Juventude.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Criança e Juventude também fez parte do itinerário. Na presença do secretário executivo Eduardo Vasconcelos e do gerente de políticas de juventude Antônio Mendes, a coordenadoria da juventude conversou sobre a importância da qualificação dos gestores, sobre projetos futuros para a Casa da Juventude e sobre a retomada do Conselho Municipal.

Passando pela GPAC (Gerência de Articulação e Prevenção Comunitária), a conversa foi com o gerente Flávio Queiroz, estreitando o diálogo com o NUPREV para ações de prevenção a violência, alcoolismo e uso de drogas, prezando por essas intervenções através do núcleo familiar.

A Secretaria de Juventude do Recife também foi visitada pela equipe, que seguiu para discussão do projeto de implementação da Delegacia da Mulher em Salgueiro e sobre oficinas de formação e empoderamento para jovens em vulnerabilidade social, com a Deputada Gleide Ângelo e, em seguida, com a Secretaria da Mulher do Recife.

Por último, as coordenadorias estiveram com Alberes Lopes, secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação. A conversa foi voltada para os programas Salgueiro Primeiro Emprego, que vai garantir que uma lei já sancionada no município seja cumprida para que os jovens salgueirenses tenham a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho; e o Prepara Salgueiro, composto por cursos preparatórios pré-vestibular e pré-concurso. A plataforma CTEC, do governo estadual, também foi apresentada à equipe das coordenadorias e a reunião findou com uma parceria fechada para a realização de semanas temáticas com os cursos oferecidos nesta ferramenta.

Fotos CCOM