Logo do Guia Turístico

Guia Turístico do Município

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Sítio Arqueológico do Sítio Paula

foto de Inscrições rupestres no sítio Paula

Pedras com espaçamento mais ou menos de 2km entre elas, onde encontram -se gravadas inscrições rupestres com uma espécie de tinta vermelha e que nos dão impressão de roteiro para os povos primitivos que passavam e habitavam a região.

Localização: Distrito de Conceição das Crioulas


Sítio Arqueológico da Lagoa da Pedra

Foto da Lagoa da Pedra

Local escavado para conter água durante a estiagem e onde foram encontrados pelos trabalhadores, diversos fósseis de animais pré - históricos identificados até então como o Tatu gigante, a Preguiça gigante e o Mastodonte, este último ainda necessita de informações precisas.

Localização: Distrito de Conceição das Crioulas


Sítio Arqueológico da Pedra da Mão

Foto da Pedra da Mão

Bloco granítico com aproximadamente 4 m de altura com existência de grafismo rupestre em forma de mão localizado na sua parte inferior em um abrigo natural. O entorno é dominado por uma vegetação de catinga arbustiva e outros pequenos afloramentos rochosos.

Localização: Sítio Lagoa - Distrito de Conceição das Crioulas


Sítio Arqueológico do Sítio das Letras

foto do Sítio Arqueológico das Letras

Serra que possui na sua base Gravuras rupestres, petroglifos denominados de Itaquatiaras, encontradas no leito rochoso situado na base da encosta oeste da serra das Letras. Área dominada por vegetação de catinga arbustiva, ocorrendo bromeleáceas e cactáceas espaçadas. Pode-se encontrar no local, duas grutas onde em uma delas há indícios de que ali teria sido habitado por povos primitivos da região.

Localização: Sitio Letras - Distante 25,15 km do centro


Fósseis de Animais Pré-Históricos

Fotos de Fósseis de Animais Pré-Históricos

Fósseis achados no Caldeirão dos ossos na localidade de Conceição das Crioulas na época das frentes produtivas, quando devido a seca, os moradores se uniram para escavar os caldeirões existentes nas rochas afim de que pudessem acumular água para o consumo humano durante o período da estiagem. Durante as escavações foram detectados objetos diferentes que no início foram tidos pela população local como objetos de valor e que se guardados, poderiam virar ouro com o passar do tempo. Reconhecidos como ossos por alguns técnicos que acompanhavam os trabalhos, foram então paralisados os trabalhos e o material enviado para a UFPE - Universidade Federal de Pernambuco que após pesquisas, detectou serem os fósseis recolhidos como de animais extintos a milhares de anos atrás, pesquisas iniciais conseguiram identificar alguns dos fósseis recolhidos como sendo da Preguiça gigante (Megatherium), do Mastodonte (Stegomastodon waringi) e do Tatu gigante (Pampatherium).

Localização: Conceição das Crioulas

Foto do Tatu Gigante (Pampatherium)

Tatu Gigante (Pampatherium)

Foto da Preguiça Gigante (Megatherium)

Preguiça Gigante (Megatherium)

Foto do Mastodonte (Stegomastodon Waringi)

Mastodonte (Stegomastodon Waringi)


Os fósseis recolhidos e que se encontram em poder da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo estão em excelente estado de conservação. Alguns moradores da localidade conseguiram recolher alguns fósseis que até hoje se encontram em poder dos mesmos, baseados na história de que com o passar dos anos o material viraria ouro.