5º Distrito - Pau Ferro

PAU- FERRO - 5º DISTRITO

Localização: -- Km da sede
População: Aproximadamente 1900 habitantes

História

A comunidade de Pau Ferro teve origem por volta do século XIX, quando advindos do Sitio Riacho Verde,  município de Bezerros (atualmente Verdejante) os casais Joaquim Barbosa de Maria e Joaquina Maria de Jesus, Francisco Gonçalves da Silva e Rosa Maria da Silva, acompanhados de dois jovens irmãos - João Severo da Silva e Manoel Gonçalves da Silva, chegaram a uma localidade à margem do Riacho do Salgueiro com a intenção de ali fixarem residência e produzirem naquelas terras.

Uma característica da vegetação da área era a existência de árvore de nome Pau Ferro que acabou dando nome à comunidade. Joaquim Barbosa de Maria e Joaquina Maria de Jesus, tiveram 13 filhos. Um de seus irmãos, João Severo,  vaqueiro da região,  conheceu o Sitio Boqueirão. Ali morava uma meiga moça conhecida por Maria Tereza de Jesus, com quem se casou. Os dois constituíram uma família de 13 filhos, povoando assim o Pau Ferro.

Saiba mais: PAU-FERRO (caesalpinia férrea) – É muito utilizado em projetos de paisagismo urbano, e é inconfundível pelo seu tronco branco e sua floração com pequenas flores amarelas que ocorre entre dezembro e fevereiro.