Nova identidade visual da Prefeitura de Salgueiro foi escolhida em concurso inovador

Publicação: 02/01/2025.


Compartilhe este artigo.
A imagem mostra um brasão estilizado dividido em várias partes. Na parte superior, há uma cruz vermelha centralizada, com doze estrelas amarelas formando um semicírculo acima dela, simbolizando união ou fé. Logo abaixo, uma figura semelhante a uma muralha vermelha com três torres aparece, sugerindo proteção ou fortaleza.

              O escudo está dividido em quatro quadrantes. No quadrante superior esquerdo, há dois montes amarelos sobre um fundo branco, representando paisagens ou montanhas. No quadrante superior direito, um fundo verde exibe uma seta branca apontando para cima e para a direita, indicando progresso ou crescimento. No quadrante inferior esquerdo, elementos geométricos em azul sobre um fundo branco formam um padrão abstrato. No quadrante inferior direito, há uma representação estilizada de prédios vermelhos com janelas brancas, simbolizando urbanização ou arquitetura.
              
              Na parte inferior do brasão, dois ramos verdes estilizados envolvem a base, frequentemente associados à paz ou à vitória. O design combina simplicidade e simbolismo, remetendo a valores como desenvolvimento, proteção e harmonia.

Imagem CCOM

Fabinho Lisandro assumiu a Prefeitura de Salgueiro inovando, dando oportunidade ao povo de produzir e escolher qual identidade visual deve representar a nova gestão. O concurso aconteceu em dezembro, por meio do Instagram do novo prefeito, contando com uma expressiva participação popular.

Inicialmente o novo prefeito abriu inscrições para o envio das logomarcas por salgueirenses natos. Em seguida, foram selecionadas quatro finalistas, que passaram por votação popular e de especialistas até chegar ao resultado final.

Duas logomarcas ficaram empatadas na votação popular e de quatro especialistas, mas o trabalho de Paula Cavalcante venceu com o voto decisivo de Lucas Paiva, da Tiro na Lua Educação. Ele destacou que a marca vencedora conecta o povo salgueirense com o futuro que está sendo construído, sem esquecer o passado.

“Essa linha é muita tênue. Se você andar demais para o futuro você esquece suas origens e se você ficar demais no passado você não anda para a frente. E eu sinto que mais do que uma logo, uma identidade visual, isso é uma nova mentalidade que uma gestão tem que ter, e o bacana de uma identidade visual é que ela carrega esses valores. E eu senti que a equipe que fez melhor esse trabalho foi o trabalho de Paula Cavalcanti”, argumentou.

Também participaram da votação os especialistas Edgar Andrade, do Fab Lab Rec; Tiago Areias, da Trio Comunicação; Lívia Canejo, designer e especialista em branding; e o jovem empreendedor Felipe Gusmão.

Ver outros artigos.