Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019

Audiência Pública sobre Educação Inclusiva amplia conhecimento de Educadores

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde além da parceria com a Promotoria de Justiça de Salgueiro, promoveram na manhã desta quarta-feira (09) uma Audiência Pública no auditório do Instituto Federal com a temática voltada para a Educação Inclusiva nas escolas. Estiveram presentes equipe gestoras das escolas, vereadores, alunos e pais de alunos.

Vários assuntos foram destacados, reforçando a ideia de que os educadores devem romper os mitos referentes à educação com crianças especiais além da  ênfase em métodos e técnicas de ensino. Foram tratados os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem leitura e escrita, deficiência intelectual, inclusão ensino fundamental, alfabetização e atendimento educacional especializado.

Outro ponto importante foi voltado para o objetivo em promover um comprometimento de todos os envolvidos a buscar medidas para atender com qualidade e eficiência os estudantes que precisam de atendimento especializado. Durante a Audiência, houve o convite para que os pais de alunos matriculados nas Escolas da Rede Municipal compareçam na APAE no período do dia 15 a 26 de janeiro onde será realizado um mutirão para passar por perícia médica, com uma equipe multidisciplinar de Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional.

Os participantes deram grande importância ao conteúdo que foi apresentado. Foi mais uma oportunidade de trocar experiências, aprender algo novo e complementar o conhecimento. Aliar a teoria com a prática colabora para que o aluno seja adaptado à escola e tenha o seu direito de acesso ao aprendizado e ao convívio social garantidos. Também é fundamental para os educadores conhecerem mais sobre o processo de inclusão dos deficientes no ensino regular.