Segunda-feira, 02 de Abril de 2018

 

Campanha Mundial de Combate à Tuberculose foi concluída com sucesso

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

A Campanha Mundial de Combate à Tuberculose realizada pela Prefeitura de Salgueiro finalizou as ações de forma positiva.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram unidas na orientação a população da importância do diagnóstico precoce para que se alcance a cura, impedindo, deste modo, que a doença se dissemine para aquelas pessoas contactantes, ou seja, que estão em contato direto com o portador da doença.

 

Clique na foto para ampliar

 Foto: CCOM

 

A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Ao suspeitar da doença deve-se procurar uma unidade de saúde para consulta e exame do escarro. Com o diagnóstico de tuberculose, o paciente deve começar imediatamente o tratamento que dura,  em torno de seis meses e deve ser feito até o fim, o abandono reduz a chance de cura. Após 15 dias de medicação o risco de contaminação já diminui.

A Diretora de Atenção Básica, Neiva Monteiro, salienta que a tosse é um dos principais sintomas da tuberculose. “A busca ativa dos sintomáticos respiratórios é uma estratégia eficaz para o controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce da doença, inibindo sua propagação”, concluiu.

 

mais notícias