Terça-feira, 05 de Setembro de 2017

Nova equipe do NASF deu início a suas atividades na última segunda-feira (04/09)

Na última segunda-feira (04/09), a nova equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, nomeada pela Portaria conjunta SMS/SMA Nº 01/2017, de 26 de junho de 2017, deu início a suas atividades.

Composta por duas Fisioterapeutas (Amanda Araújo e Cinthia Quirino), duas Fonoaudiólogas (Jakelline Miranda e Eloiza Ribeiro), duas Terapeutas Ocupacionais (Paula Filgueira e Camila Leonel) e duas Nutricionistas (Laiara Rios e Patrícia Costa).

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF). Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.