Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Prefeitura realizou 9ª Conferência de Assistência Social

Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este foi o tema da 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (26), pela Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, no auditório do Salgueiro Plaza Hotel. O encontro teve a participação da sociedade civil, servidores e conselhos. A banda do Proac recepcionou os participantes.

Fizeram parte da mesa, o prefeito Clebel Cordeiro, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Manoel de Sá Matias, o vice-presidente do conselho, Benicio Antônio, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Duarte e o vereador Hercílio Carvalho, representando a Câmara de Vereadores. Os vereadores Erivaldo Pereira, Antônio Pires, Bruno Marreca, Flávio Barros, Eliane Alves, André Cacau, George Arraes e Zé Carlos, também estiveram presentes. As crianças do Proac fizeram uma apresentação cultural dos anos 60, tirando o prefeito, a secretária e alguns integrantes da plateia para dançar.

O prefeito Clebel Cordeiro parabenizou o Proac, pelo belíssimo trabalho que desenvolve em Salgueiro e lembrou que no dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós. “No dia do vovô, fui parabenizado com essa bela apresentação, não sei dançar, me pegaram de surpresa. A conferência é um espaço de debate coletivo, onde governo e sociedade civil organizada têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar as políticas públicas, sendo parte de um amplo processo de diálogo e democratização da gestão pública, com a finalidade de definir as prioridades de ações para os próximos anos reconhecendo as responsabilidades de cada ente federado”, destacou o prefeito.

“Este é um momento oportuno para a população de Salgueiro identificar o caminho que a assistência social traçou no município, seus avanços e desafios”, disse Manoel de Sá Matias.

Após a leitura do Regimento Interno, e da palestra do assistente social, Péricles Monteiro, os participantes se dividiram em grupos para discutir 4 eixos temático: 1- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistencial; 2- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3- Acesso às seguranças socioassistênciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direito socioassistenciais; para elaborar o relatório final. Ao final da conferência, foram eleitos os delegados para a conferência estadual.

“É uma alegria está hoje aqui para discutir a política de assistência social, está em nossas mãos hoje, discutir e levar as propostas na conferência estadual e quem sabe na nacional. Estou há pouco mais de 30 dias na secretaria e já começamos com uma missão deste tamanho, quero agradecer imensamente a minha equipe por todo empenho para que esse evento pudesse acontecer. Hoje será um dia muito rico”, ressaltou Patrícia Duarte.