Quinta-feira, 08 de Junho de 2017

Aluna da Escola Paulo Fernando dos Santos representará Salgueiro no concurso ler Bem

Estudantes da rede municipal de ensino de Salgueiro lotaram a escola do Legislativo no anexo da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (8), para participar da 7ª edição do Concurso “Ler Bem”. A ação é promovida pela Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Educação em parceria com a ASPA (Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores), o evento foi destinado apenas para alunos do 4ª ano do ensino fundamental I, com idade máxima até 10 anos. 14 alunos, acompanhados dos gestores das escolas e dos responsáveis participaram da eliminatória.

Através de sorteio, os alunos tiveram que fazer a leitura do texto “O Vilares - de Viriato  Correa”. A comissão julgadora, formada pelos professores: Randson Fernandes (Professor especializado e Coordenador do curso de História da FACHUSC); Aurenia Pereira de França (Professora mestrada pela Universidade Católica de Pernambuco e Coordenadora do Curso de Pedagogia da FACHUSC); Maria do Socorro Feitosa (Professora de Língua Portuguesa do EREMSAL); e Érica Dayane de Oliveira Barros (Professora de Língua Portuguesa da Escola Professor Paulo Freire) e o Diretor da Escola do Legislativo, Edmundo Menezes Sampaio, estiveram atentos aos critérios pré-estabelecidos pelo concurso como espontaneidade, entonação e aplicação de pausas necessárias à pontuação. Após a leitura houve uma apresentação cultural dos alunos, Maria Alice e Felipe Augusto, do EREMSAL.

A representante escolhida pela comissão julgadora foi a estudante Ana Clara Gomes Lopes, da Escola Paulo Fernando dos Santos, que realizou a leitura com competência e obedecendo aos critérios pré-estabelecidos pelo concurso. “Achei muito legal participar do concurso, gosto muito de ler, quero agradecer o apoio que recebi da equipe da escola e da minha família. Agora é me preparar para a próxima etapa”, disse a vencedora do 7ª concurso Ler Bem. Todos os alunos que participaram do concurso receberam livros e certificados. O primeiro lugar ainda recebeu medalha e troféu.

Confira o resultado:
1ª Lugar- Ana Clara Gomes Lopes (Escola Paulo Fernando dos santos)
2ª Lugar- Robson Cícero dos Santos (Escola Maria Dalva Gonçalves de Barros)
3ª Lugar – Ingrid Gabrielly Pereira Matias (Escola Osmundo Bezerra)

Para Janezilda Luciano, Diretora Administrativa e Financeira da secretaria de Educação, o concurso é um momento muito importante, “Pelo sétimo ano que Salgueiro participa. Formar pequenos leitores é abrir um universo de interpretações de posicionamentos e principalmente porque é na escola que se aprende a falar e o que foi visto hoje, foram alunos desenvoltos, lendo um texto com um palavreado complicado”, destacou. A semifinal está marcada para o dia 31 de julho em Salgueiro, com a presença dos representantes dos municípios circunvizinhos. A etapa final será no dia 05 de outubro.

Fotos: CCOM