Quarta-feira, 31 de Maio de 2017

Vice-prefeito Dr. Chico participou das comemorações dos 26 anos da APAE-Salgueiro

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Salgueiro comemorou nesta quarta-feira (31), o aniversário de 26 anos de atividades e de lutas em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, com a presença dos pais, colaboradores, alunos e ex-alunos. Uma missa celebrada por Padre Lourival e apresentações musicais dos alunos da APAE, embalaram as comemorações que aconteceram na sede da entidade.

Presente no evento, o vice-prefeito Dr. Chico Sampaio, elogiou o excelente trabalho que a APAE tem feito no município, “Fico feliz com o carinho que recebo quando chego nesta linda entidade. A APAE é um exemplo de cuidado. Parabenizo aqui todos os responsáveis por fazer desta associação uma referência”, destacou.

A APAE-Salgueiro foi fundada em 31 de maio de 1991, por um grupo de mães, que sentiram a necessidade de atender os seus filhos que não eram aceitos nas escolas do município. Uma das grandes incentivadoras da APAE, a funcionária pública, Maria Nazaré Sampaio, irmã do ex-aluno, Edmundo Fernandes Junior, que lutou muito para que isso acontecesse, esteve presente nas comemorações. “A ideia surgiu não só para atender meu irmão, mais todas as crianças de Salgueiro, que não encontrava educação de qualidade para eles. Então com muito apoio e com muita luta chegamos até aqui”, disse.

“Entrei na APAE com cinco anos de idade, naquela época era muito difícil ser aceito nas escolas. A APAE foi um preparatório para o mundo. Aqui eu estudei aqui eu aprendi a respeitar e fazer com que as pessoas me respeitassem, e me preparei para enfrentar o mundo. Fui rejeitada por várias escolas de Salgueiro, e hoje estou terminando minha trajetória de colégio, não foi fácil. Hoje a gente tem voz e vez. O deficiente não é incapacitado de nada, hoje sou casada e tenho filho. Agradeço a Deus essa deficiência, que através dela vou defender as pessoas que são como eu. Agradeço a APAE Salgueiro, por tudo que ela fez por mim.”, destacou Maria do Socorro da Silva, Auto Defensora Estadual das APAES.