Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Prefeitura realiza palestras dedicadas ao combate à Mortalidade Materna

Você sabia que o dia 28 de maio é dedicado ao Combate à Mortalidade Materna? Pensando nisso, a Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria da Mulher, deu inicio na manhã desta sexta-feira (26), a uma serie de palestras para as gestantes e para população em geral. “O cuidado com os grupos específicos são realizados diariamente nas unidades de saúde, e o olhar voltado para as gestantes, tem sido extremamente importante, para que possamos sair desse estigma ainda predominante em nosso País, onde ainda temos um número elevado de mortalidade materna, porém é importante que essa sensibilização esteja sempre voltada para toda a sociedade, pois precisamos enfrentar juntos esse desafio”, destacou a Diretora de Atenção Básica, a Enfermeira Neiva Monteiro.

As mortes maternas podem ser resultados de complicações que surgem durante a gravidez, o parto ou o puerpério (período de até 42 dias após o parto), decorrentes de intervenções, omissões, tratamentos incorretos. Por exemplo: pressão alta (comum durante a gestação), hemorragias, infecção e anormalidades da contração uterina. Por isso, o pré- natal é tão importante, para o bebê como para a mãe. E a Prefeitura de Salgueiro, garante esse serviço a todas as gestantes do município. Se todas as futuras mamães fizerem o pré-natal, com consultas regulares ao médico e realização de exames indicados na gravidez, muitas mortes poderão ser evitadas.