Terça-feira, 09 de maio de 2017

Prefeito se reúne com comunidade surda e recebe demandas

Na tarde da última segunda-feira (08), o prefeito Clebel Cordeiro recebeu junto com a secretária de Desenvolvimento Social, Rafaela Alencar, membros da comunidade surda de Salgueiro.

Dentre as pautas reivindicadas a comunidade surda pediu a troca da intérprete de libras, para o camarote da acessibilidade; vagas de emprego no poder público municipal; para o próximo concurso publico municipal a colocação no edital de vagas para instrutores de libras; abertura de seleção para intérpretes de libras para as festas do município; oficinas de libra para os Policiais Militares, que não sabem fazer abordagem aos surdos; a participação de intérpretes durante as reuniões nas escolas que houverem pais com surdez; a criação de Associação para Surdos e a criação de uma Central de Libras, com intérpretes fluentes à disposição 24 horas, o mesmo pedido foi feito ao governador Paulo Câmara, durante o Seminário Pernambuco em Ação, realizado em Salgueiro no ultimo final de semana.

O prefeito achou muito interessante a ideia da central de libras e se comprometeu buscar mais informações sobre o assunto, “vou entrar nesta briga, vamos ver como podemos agregar todas essas reivindicações. Não estou aqui para fazer promessas, estou aqui para cumprir o que foi prometido e precisamos que isso venha acontecer o mais rápido possível. Que a inclusão social de fato possa acontecer, esse é o pensamento da gestão e do grupo que está comigo. Não fazemos distinção entre um e outro, somos todos iguais”, disse.

As intérpretes\tradutores Edicleide e Aline, também fizeram as suas reivindicações, entre elas que a prefeitura junto à secretaria de Educação, fizessem mudanças na próxima contratação de intérpretes para o município, que a seleção seja feita através de provas práticas e seja avaliada por surdos.

A pedagoga Sandra Pereira, através da intérprete Edicleide, agradeceu a atenção do prefeito e da secretária. “Eles nos receberam muito bem, com muita atenção, se comprometendo a solucionar nossas reivindicações”, destacou.