Segunda-feira, 1º de Mario de 2017

Medalha Lucila Angelim chega a sua 15ª edição reconhecendo o trabalho de mulheres e estudantes que fazem a diferença

Emoção e alegria marcaram a solenidade de entrega da 15ª Medalha Lucila Angelim, que aconteceu na tarde deste domingo (30), na Câmara de Vereadores, dentro da programação dos 153 anos de emancipação política de Salgueiro. A honraria cedida pela Coordenadoria da Mulher presta homenagem às mulheres que contribuíram com a história do município. O prefeito Clebel Cordeiro a primeira-dama Gilvonete Vidal, a Coordenadora da Mulher Patrícia Duarte, a vereadora Paizinha Patriota representando a Câmara de Vereadores, Marcos Angelim representando a família Angelim, Salete Gonzaga representando a secretaria da Mulher de Pernambuco, a deputada federal Cleuza Pereira (PSB) e o deputado Estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), estiveram presentes.

“30 de abril, dia que Salgueiro foi emancipada, coincide com o dia Nacional da Mulher, tornando esse dia muito mais importante. O objetivo da medalha, é empoderar, emancipar e dar reconhecimento social a mulheres salgueirenses que tenham inspirados outras mulheres, com sua história de vida, de luta pela sua afirmação enquanto mulher na sociedade”, destacou, Patrícia Duarte.

Na categoria, criança e adolescente até 17 anos e 11 meses, o vencedor foi o aluno da escola José Mendes, no Distrito de Conceição das Crioulas, Eduardo Oliveira, 15 anos. Que não pode comparecer e foi representado pela secretária de Educação Audeci Góes.

O prefeito Clebel Cordeiro, destacou a importância do dia de hoje, para o município. “Salgueiro celebrando hoje seus 153 anos de emancipação política. Estou muito feliz em homenagear essa pessoa tão importante para nossa cidade em especial para mim. Conheço Lila há muito tempo, sempre com esse jeito atencioso. Já tinha passado da hora dela ser homenageada, e que bom que foi no meu governo. Quero também parabenizar, Dona Maria Alice Cordeiro e Anne Ferreira que também foram indicadas”, disse.

Na categoria Pessoa Física, quem recebeu a Medalha foi à professora aposentada e ex-Coordenadora da Mulher Maria Vilanir Campos Ferreira, indicada pela agente de saúde, Maria Elizoneide de Carvalho.

A grande homenageada da noite, Dona Lila, fez um discurso emocionante e cheio de lembranças, fez um agradecimento especial, ao governo municipal em especial a Coordenadora da Mulher, Patrícia Duarte. “quero fazer um agradecimento especial, a Maria Elizoneide de Carvalho, que me indicou para esta grande homenagem. Quero também, parabenizar Salgueiro, pelos 153 anos de emancipação política. Não podemos parar, somos a maioria da população do município, é preciso que estejamos atentas, para os nossos direitos, e que estamos prestes a perder, com as reformas trabalhista e previdenciária, forem aprovados, esses direitos que já são pequenos, quase não existirá. Quero parabenizar as companheiras, que concorreram comigo, Maria Alice e Anne Ferreira”, destacou.

E como não poderia faltar, a celebração foi encerrada ao som da Banda M que tocou vários sucessos, entre eles “Mulher Brasileira” de Benito de Paula e “Carinhoso” de Pixinguinha. A Banda M é formada só por mulheres e tem como uma das suas integrantes, a grande homenageada do dia, dona Lila.