Sexta-feira, 24 de Março de 2017

Prefeitura esclarece, em nota oficial, sobre remoção de famílias em ação com a polícia

Prefeito Clebel recebeu as famílias do loteamento Novo Horizonte no mês de janeiro último

No final da tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Salgueiro divulgou uma nota de esclarecimento, por meio do seu site oficial, sobre uma ação judicial ocorrida na manhã da última quarta-feira (22), quando a polícia esteve no loteamento Novo Horizonte para fazer a remoção de 28 famílias que ocupavam casas do programa Minha Casa, Minha Vida, pertencentes a outros proprietários.

A prefeitura explica, na nota, que a ação foi uma medida judicial pelo fato das famílias estarem ocupando os imóveis irregularmente. “Trata-se de uma ação requerida por esta prefeitura no mês de novembro de 2016”, diz o texto oficial, com a informação de que as casas “foram invadidas por familiares em condições de risco social, frustrando o sonho dos verdadeiros proprietários que haviam sido contemplados para a posse dos imóveis.”

Em virtude da invasão, a última gestão da Prefeitura requereu, junto ao Poder Judiciário, a reintegração de posse das unidades residenciais: “As famílias instaladas naquelas casas, portanto, receberam a notificação judicial no mês de janeiro do corrente ano, com prazo estabelecido para desocupação até o final do mesmo mês, o que não foi cumprido pela maior parte dos ocupantes”, diz o informe.

Acrescenta, ainda, que o atual prefeito do município, Clebel Cordeiro, só tomou conhecimento da notificação dois dias depois da sua posse, o que o levou a se reunir com representantes daquelas famílias para esclarecer os fatos, numa ocasião em que foi acordado que haveria a desocupação dentro do prazo estabelecido pela Justiça.

“Naquela oportunidade”, diz a nota do município, “a atual gestão esclareceu às famílias, e agora reitera para toda a sociedade, que a Prefeitura Municipal fez apenas a doação do terreno para o loteamento, mas trata-se de um programa do governo estadual em parceria com o BIC Banco. Por outro lado, a gestão anterior protocolou, junto à Justiça, o pedido de reintegração de posse no mês de novembro do ano que se passou.”

Em relação à presença da polícia para a remoção das famílias, a Prefeitura informa que colocou, em caráter de assistência na referida data, a sua equipe de assistência social para fazer o atendimento humanizado das famílias, disponibilizando profissionais em psicologia, assistência social e enfermagem, além de auxílio estrutural para eventuais providências de deslocamento.

Leia o texto oficial, na íntegra - Clique aqui.