Sábado-feira, 11 de Março de 2017

Prefeitura de Salgueiro revela pesquisa com indicadores positivos do carnaval de 2017

Imagem: CCOM

O município de Salgueiro movimentou cerca de R$ 6 milhões na economia local durante o seu período carnavalesco, de 24 a 28 de fevereiro recente. Doze hotéis e pousadas da cidade, durante as festividades, tiveram uma ocupação média de 75 por cento, alguns chegando a ser 100 por cento ocupados ao longo dos cinco dias. Além disso, a cidade foi ocupada por cerca de 191 mil pessoas e a polícia não registrou nenhuma ocorrência grave em todo o período da programação.

Estes dados, além de outros, estão numa pesquisa divulgada esta semana pela Prefeitura Municipal de Salgueiro por intermédio da sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e que foram apresentados aos profissionais da imprensa local e da região, convidados para uma coletiva por aquela pasta administrativa.

A apresentação com todos esses números, incluindo outros dados estatísticos, baseia-se numa pesquisa realizada durante e depois do carnaval, num questionário para coleta de dados apresentando cinco questões fechadas e uma aberta, além de uma escala de busca para medir o índice de satisfação das pessoas em aspectos como Qualidade das Atrações, Espaços Públicos, Infraestrutura do Evento, Segurança, Serviços de Ambulantes e Coordenação do Carnaval.

A pesquisa – A metodologia aplicada na pesquisa, de acordo com os dados técnicos daquela secretaria, utilizou referências de gênero, faixa etária, tempo de atividade dos vendedores e receita individual de cada um, com vistas a cumprir o objetivo de diagnosticar o perfil do trabalhador credenciado a atuar no carnaval de 2017.

De um total de 144 vendedores credenciados, foi feita uma coleta de dados visando contemplar todas as atividades e números obtidos durante o evento. O valor médio de arrecadação, por ambulante, foi de R$ 1.235,50, levando a uma estimativa de R$ 177.480,00 no total de 144 vendedores.

Considerando os dados oficiais da Polícia Militar, de uma frequência de 191 mil pessoas circulando durante o período, a estimativa geral de movimentação econômica foi de R$ 6 milhões, levando-se em conta uma despesa individual de R$ 35,00 por noite e por cada pessoa, em que pesem outros gastos como diárias de hotel, combustível, alimentação, compra de roupas, lembranças e afins.

Avaliação oficial – A Prefeitura, tomando como base o crescimento de público a cada dia e de acordo com esses dados da pesquisa, considera que Salgueiro teve, em 2017, um dos maiores carnavais de sua história. Foram cinco dias de festas na cidade e dois dias nos distritos de Umãs e Conceição das Crioulas.

A proposta do evento no município tem, como referência, a movimentação econômica da cidade e de toda a região do Sertão Central num raio de até 200 quilômetros, somando um total de até 2 milhões de habitantes.

Na