Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde reúne enfermeiros pela melhoria da qualidade de Atenção Básica

A Secretaria de Saúde do município de Salgueiro, por intermédio da sua Diretoria de Atenção Básica, deu inicio aos trabalhos de preparação para a avaliação externa do PMAQ (Programa nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O primeiro encontro aconteceu com os enfermeiros do município nessa quinta-feira (16), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

Foi o primeiro encontro da nova gestão municipal com a finalidade de discutir o momento de avaliação externa do programa, segundo informou a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Neiva Monteiro.

O PMAQ, programa do Governo Federal, tem o objetivo de incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos, em todas as cidades do território brasileiro. Para tanto, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes. Além disso, é um programa que eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem suas metas.

A Diretora de Atenção Básica em Salgueiro, Neiva Monteiro, disse que a gestão possui indicadores e que precisa cumprir metas pela melhoria da assistência, e esse primeiro encontro já teve a participação de todos os enfermeiros que compõem as equipes de saúde da Atenção Básica municipal, já que eles são os coordenadores das equipes dentro das unidades básicas de saúde.

“Os próximos encontros vão envolver outros profissionais da saúde – como médicos, dentistas, agentes comunitários e técnicos de enfermagem em geral”, disse ela.