Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017

Prefeito recebe associação de artistas e diz que a Casa do Sanfoneiro estava irregular

Fotos: CCOM

O prefeito do município de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, recebeu em seu gabinete uma comissão da Associação de Sanfoneiros do município, instalada na Casa do Sanfoneiro, a fim de explicar a decisão de suspender, por alguns dias, as atividades festivas e exploração comercial que acontecem naquele espaço de atrações artísticas e preservação da música de raízes.

O prefeito esclareceu, na ocasião, que não se trata de um fechamento, mas de um prazo para regularização contratual e disciplinamento para funcionar, já que se trata de um órgão publico. Ele pediu a compreensão dos artistas e informou que a prefeitura estará procedendo com um processo licitatório para contrato de uso do espaço.

“O objetivo da suspensão foi apenas para restabelecer a legalidade no serviço público”, disse o prefeito. “O que é patrimônio da prefeitura é patrimônio da população, e todos os órgãos devem funcionar dentro da legalidade”.

A decisão foi necessária, segundo o gestor, por conta do vencimento do decreto de permissão de uso, que se encerrou em agosto do ano passado. “O prazo venceu e a Casa do Sanfoneiro ficou funcionando sem renovação, o que configura uma ilegalidade que não está no nosso perfil administrativo”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Salgueiro, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Esporte, reafirmou o seu compromisso com a cultura nordestina e uma de suas principais manifestações é o forró pé-de-serra, reconhecendo a Casa do Sanfoneiro como um espaço importante para sua difusão e popularização.

A Casa do Sanfoneiro passará por uma reestruturação administrativa para atender às exigências legais e deverá voltar a abrir suas portas após o carnaval, em meados do mês de março próximo. “O forró e a alegria resistem e se fortalecem quando a gestão pública é comprometida com a legalidade”, disse o prefeito de Salgueiro.