Sábado, 28 de Janeiro de 2017

Salgueiro e Serrita firmam parceria para fortalecer as tradições culturais

Fotos: CCOM

Os prefeitos dos municípios de Salgueiro e Serrita, Clebel Cordeiro e Herivaldo de Oliveira, respectivamente, estiveram reunidos nessa sexta-feira (27), com o objetivo de estabelecer uma parceria em torno das potencialidades culturais e sua estruturação para o turismo regional.

O encontro aconteceu na cidade de Serrita, quando o prefeito Clebel Cordeiro esteve visitando o Museu do Couro acompanhado dos seus secretários Gildemberg Dias (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Rafaela Alencar (Desenvolvimento Social). Quem também esteve na visita foi a primeira dama de Salgueiro, Gilvonete Vidal, e o ativista cultural Cristiano Concerva, que deverá assumir a Secretaria de Cultura brevemente.

Fotos: CCOM

Eles foram recebidos pelo prefeito Herivaldo e pela diretora-presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, além de outras autoridades de Serrita, como o empresário e ex-prefeito Carlos Cecílio. Herivaldo destacou a importância de estabelecer um intercâmbio cultural entre os municípios como forma de se estender para toda a região do Sertão Central.

Divulgando valores – “Ficamos felizes em receber o prefeito Clebel, acompanhado de sua equipe estratégica em cultura e desenvolvimento, porque temos um potencial muito grande nos dois municípios que precisa de forças”, disse Herivaldo. “Queremos oxigenar, compartilhar com o vizinho município de Salgueiro essas forças existentes em cada ponta, para que a gente possa transformar nossa cultura em arte, educação e desenvolvimento social, tanto para os jovens como para a população como um todo”.

Helena Câncio, que responde pela Fundação Padre João Câncio, é uma entusiasta da parceria para fortalecer o trabalho dos artesãos do couro e divulgar valores como a música local e o aboio: “Esses valores estão presentes em Serrita e Salgueiro, além de outros municípios da região como herança dos nossos antepassados”, observou.

Ela adiantou algumas das ações que poderão acontecer como consequência da parceria, como o incentivo aos artesões que trabalham com a manufatura do couro, a gastronomia e também os eventos tradicionais. “Estamos muito felizes com a sensibilidade que o prefeito de Salgueiro demonstra para o fortalecimento dos nossos valores”, disse. “Sozinho, ninguém vai a lugar nenhum. Quando se forma parcerias, as ações se fortalecem e tendem a acontecer”.

Desenvolvimento regional – O prefeito Clebel, além de destacar a importância para o incentivo às produções locais, foi ainda mais longe ao prever os resultados econômicos que poderão surgir dessa união. “Pensamos na cultura como desenvolvimento”, disse ele. “Temos talentos que precisam de apoio e temos estrutura hoteleira e urbana que podem se agregar em grandes movimentos. É isso que vai nos dar maior representatividade. Eu penso em Salgueiro como desenvolvimento regional, contemplando os vizinhos e também recebendo deles o melhor de suas tradições”.

Ele finalizou lembrando que Serrita já é conhecida pela Missa do Vaqueiro e que Salgueiro está inserido nas mesmas características, inclusive com força no futebol e esportes em geral. “Juntando essas forças nós vamos buscar empregos e trazer desenvolvimento. É hora de união. Os municípios precisam dar as mãos para crescerem juntos”, finalizou.