Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Clebel recebe comissão de indígenas e diz que vai trabalhar por aqueles povos

Fotos: CCOM

O prefeito do município de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro, recebeu uma comissão de representantes dos povos indígenas na manhã desta quarta-feira (18), com o objetivo de fortalecer os vínculos da gestão com aquela comunidade salgueirense.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, com integrantes da Equipe de Saúde Atikum, do Distrito Sanitário Especial e Conselho de Saúde Indígena (Coisag), bem como do Pólo-base de Camaubeira da Penha.  Na pauta, o prefeito ouviu uma descrição sobre o trabalho que é desenvolvido pelos índios e também destacou o compromisso da atual gestão para atender aos indígenas nas áreas de educação, agricultura, saúde e potencialidades culturais.

Inicialmente, a pauta levada pelos representantes foi em relação aos serviços de saúde oferecidos nas aldeias. O prefeito assumiu o compromisso de melhorar o atendimento e abriu o diálogo para outras áreas essenciais que, segundo ele, precisam ser fortalecidas – sobretudo nos campos da educação e no turismo de tradições.

“Nós temos que ter um programa de desenvolvimento para o turismo, especialmente no distrito de Conceição das Crioulas, como forma de mostrar esse grande potencial da cultura indígena que não está sendo bem explorado”, observou o prefeito, com a opinião de que Salgueiro precisa estimular essa tradição como uma grande vitrine geradora de empregos.

Ele ainda se dispôs a ser um intermediário das entidades indígenas para que as mesmas possam se beneficiar com programas do governo federal, lembrando que existem muitas políticas públicas para esse segmento e que as próprias comunidades não estão sabendo utilizar.

“Além dos serviços que são de responsabilidade da prefeitura, e que nós vamos procurar cumprir na sua integralidade, vamos ser intermediários para melhorias em infraestrutura como abastecimento de água, eficiência em saúde, estímulo ao trabalho e divulgação dessa cultura”, disse o gestor municipal.

Ao final da reunião, ele agendou um encontro para o próximo dia 29 de janeiro, no distrito de Conceição das Crioulas, com uma maior participação da comunidade e presença de todos os secretários da prefeitura. Clebel disse que esse encontro será a primeira etapa da Prefeitura Itinerante, que é chegar a cada distrito com todo o corpo gestor do Executivo Municipal, ouvindo as reivindicações das comunidades e pontuando as prioridades de execução.