Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Remédios vencidos e merenda estragada serão descartados pela prefeitura de Salgueiro

Fotos: CCOM

Depois de encontrar uma grande quantidade de medicamentos vencidos no almoxarifado da Secretaria de Saúde, assunto que foi bastante divulgado na semana passada, a atual gestão da Prefeitura Municipal de Salgueiro detectou, no início desta semana, um novo prejuízo em material de consumo: dessa vez, no setor da Educação, após a descoberta de um volume de alimentos estragados em escolas da Rede Municipal de Ensino.

Fotos: CCOM

Uma equipe da Secretaria de Educação informou ao prefeito do município, Clebel Cordeiro, sobre a existência de uma quantidade de carne de charque, que seria para consumo da merenda escolar, com prazo de validade vencido. Além da carne, em torno de 50 quilos, também foi encontrado um estoque de pacotes de arroz com a presença de bichos entre os grãos.

Os produtos foram localizados na cozinha da Escola Municipal Dom Malan, mas técnicos da Secretaria informaram que, em outras unidades de ensino, alimentos com validade vencida também estão sendo detectados, e que o órgão está fazendo um levantamento de toda a situação.

Providências – A prefeitura de Salgueiro já entrou em contato com a Vigilância Sanitária, a fim de apresentar um laudo do material que deverá ser descartado a qualquer momento. Além disso, irá notificar os órgãos competentes para providências em torno do caso.

O prefeito do município, Clebel Cordeiro, evitou qualquer denúncia sobre possíveis responsáveis, considerando apenas que se trata de uma “herança maldita e imperdoável”, segundo as suas palavras. “É lamentável tudo isso”, disse o chefe do executivo. “A cada dia temos uma nova surpresa. Primeiro foram os medicamentos, agora são alimentos da merenda escolar. É muito triste que tanto material tenha sido desperdiçado quando poderia ter sido utilizado ou pelo menos doado dentro do prazo de validade”, lamentou.

Na semana passada, a prefeitura encontrou uma grande quantidade de medicamentos vencidos no depósito da Secretaria de Saúde, localizado no bairro da Granja. Diante do levantamento das medicações encontradas, a farmacêutica do local, o coordenador de saúde bucal e a Vigilância Sanitária fizeram relatório detalhando os tipos de medicações.

A diretora de Atenção Básica daquele secretaria, Neiva Monteiro, informou que as providências estão sendo executadas de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos. “Essas medicações estão sendo encaminhadas para armazenamento em bombonas e encaminhadas para a empresa responsável pelo recolhimento, a fim de passarem pelo processo de incineração permitido”, informou.