Igrejas  |  Natureza  |  Sítios Arqueológicos  |  Museus
Prédios Históricos  |  Gastronomia  |  Hospedagem  |  Festividades
 

Carnaval Popular
Principais ruas da cidade

 

Descrição
O carnaval de Salgueiro se destaca no interior do estado com uma programação, onde são resgatadas as tradições pernambucanas como o frevo e englobando também outros ritmos que fazem a alegria dos blocos e foliões com um destaque especial para a bicharada de mestre Jaime (Foto acima) que desfila pelas ruas ao som do autentico frevo pernambucano.

História
Desde a época de 40 o carnaval de Salgueiro se destaca dos demais, o sábado gordo com a saída do Zé Pereira, ainda hoje é lembrado pelos nossos foliões. Após a guerra, o mais ilustre folião de Salgueiro Mestre Jaime criou a Bicharada, grupo com máscaras de animais confeccionadas pelo próprio Mestre. O bloco sobrevive até hoje e é presença marcante em nossos carnavais. Os primeiros blocos carnavalescos que se tem notícia em Salgueiro datam de 1920, porém no ano de 1950 quando da vitória de Agamenon Magalhães, sal pela primeira vez um bloco que fez época: o Bloco das Primas, formado por mulheres da chamada vida fácil que desfilava com vistosas fantasias pelas ruas da cidade. No final de 60, blocos mais famosos surgiram, dentre eles o Lata Veia, o Catabi que juntos inauguraram a era do carnaval motorizado. Durante o dia era o Corso nas ruas e a noite os bailes na Palhoça ou no Centro Lítero Recreativo (posteriormente chamado de Ganga ou Casa de farinha). Outros blocos passaram pelo carnaval Salgueirense, Virakopus, Tubarão, Leque Moleque, Mosodroc's, Bloco do Peão, Massa Real, Apache e mais recente Kaça Cheiro, Tô a toa, Os insetos, Arerê, Peraê, Vira Virou, Tô de Pileque.

 

Aguarde programação 2018

 
 

Festa do Padroeiro Santo Antônio
Praça da Catedral

 

Descrição
A quermesse de Santo Antônio é realizada na Praça da Matriz durante treze noites onde são realizadas novenas em homenagem ao Santo Padroeiro, bingos, leilões, feira de artesanato e shows populares durantes os finais de semana com a participação da comunidade que se faz presente durante os dias festivos. As trezenas são realizadas em parceria, Paróquia de Santo Antonio, Prefeitura municipal e comércio local.

História
A partir de 1967 tem-se o conhecimento da festa, que era realizada no mês de dezembro.

 

Aguarde programação 20187

 
 

São João
Antiga Estação Ferroviária

 

Descrição
Tem inicio no dia 23 de Junho com termino no dia 26 de Junho. São realizados Shows populares em um local ambientado com o respectivo tema. Possui barracas onde são comercializadas comidas típicas e artesanato.

 

Aguarde programação 2018

 
 

Fundação do Município

 

Descrição
Com início no dia 23 de Dezembro, data que se comemora o aniversário da fundação do município vai até o dia 31 de Dezembro. Área ambientada com motivos natalinos, barracas de comidas típicas, parque de diversão e palco para shows populares.

História
Substituiu a festa de Santo Antônio a partir de 1967 quando esta começou a ser festejada no mês de Junho.

 

Aguarde programação 2017